A contabilidade de condomínios é um dos temas que mais geram pânico aos síndicos. O tema engloba registros financeiros e patrimoniais que podem ser, sim, complexos. Mas você sabia que, segundo a legislação, a contabilidade de condomínio não é obrigatória?
Segundo as regras que regem o condomínio, é obrigação do síndico prestar contas de sua gestão, referente ao ano anterior, perante a Assembleia Geral. No entanto, aqueles que contratam este serviço além de tirar um enorme peso das costas pode obter vários benefícios e tranquilidade para a sua rotina.
Contudo, vale destacar que síndico é considerado o representante oficial do condomínio perante a lei. Isso significa que em caso de irregularidades o gestor pode ser penalizado inclusive na parte de administração de condomínios e contabilidade. Dependendo da situação, pode ocorrer a destituição do síndico , além de processos civis e criminais.
Pensando em sanar todas as possíveis dúvidas, vamos abordar neste artigo quais são essas vantagens e porque investir no serviço especializado:
Gestão financeira transparente é fundamental
Em grande parte dos condomínios as finanças são motivo de desavenças e conflitos. Como dissemos anteriormente esta é sim uma obrigação do síndico, já que ele é o responsável pelas prestações de contas mensal e anual, e deve ter disponibilidade para apresentar os documentos fiscais e financeiros a qualquer momento quando for exigido por um dos condôminos.
Mas o que se vê, na realidade, são pessoas despreparadas para a função, e por isso não fazem a prestação de contas da maneira correta, ou, pior, acabam colocando em risco a situação financeira do condomínio. Neste sentido, uma gestão financeira transparente oferece segurança aos condôminos e confiança em relação ao serviço que está sendo prestado.
Ao contratar uma empresa especialista em gestão condominial a rotina do síndico e a prestação de contas do prédio será acessível e transparente para todos os moradores. A presença de um contador assegurando e exigindo os documentos necessários e assinando as peças contábeis faz com que o condomínio possa focar em outras atividades, e deixar as obrigações acessórias na mão de um profissional habilitado para isso. Como há recurso de vários condôminos envolvido, é fundamental necessário que essas pessoas tenham a segurança de que o seu dinheiro está sendo bem empregado.
Agir de acordo com a burocracia fiscal
Os condomínios devem respeitar uma quantidade enorme de leis. Da Constituição às leis municipais, o condomínio deve ficar muito atento para atender a legislação brasileira. No entanto boa parte, para não dizer a maioria dos síndicos não conseguem lidar com o tema. E com razão: lidar com burocracias fiscais nem sempre é fácil.
Aqueles que não têm formação mesmo se aprofundando no tema podem encontrar problemas para preencher formulários, lidar com questões tributárias, comprometendo todo o ano fiscal do condomínio, quando não o afoga em dívidas devido aos excessivos gastos em multas. Isso compromete a saúde financeira do local, trazendo desavenças e conflitos internos.
Evitar todas essas dores de cabeça, é, na verdade, bem simples: contratar uma empresa capacitada e especializada neste tipo de contabilidade, como a Forcon.
Uma contabilidade especializada traz a certeza de que o condomínio terá uma situação fiscal legal, e que os condôminos fiquem livres da preocupação com fiscais feitas, uma vez que ela estará na mão de quem entende do assunto. Da mesma forma, o síndico poderá focar em todas as outras áreas para trazer qualidade de vida e do serviço prestado de todos os parceiros, aliviando a pressão sobre ele.
Nesta parceria, a empresa de contabilidade será responsável pela indicação da melhor direção a tomar e o síndico fique apenas responsável por passar essas informações aos condôminos. Isso garante ainda o pagamento de todas as despesas no prazo estipulado e que todas as obrigações sejam cumpridas.
Controle patrimonial
Diferentemente de uma residência particular, o patrimônio dos condomínios é considerado bem comum. Sendo assim, ele deve ser preservado pelo síndico, uma vez que tudo o que tem ali é fruto de um investimento feito por todos os moradores. Diante da questão, cabe questionar: você sabe tudo o que o seu condomínio tem?
Quais itens foram recentemente adquiridos pelo condomínio? Quais itens foram depreciados? Como controlar o patrimônio adquirido? Como não fazer despesas que poderão prejudicar o patrimônio no futuro?
Essas informações podem e devem estar presentes nos balancetes mensais e anuais, e o caminho para evitar missões ou distorções e a legalidade de tudo que foi adquirido é a obtenção desta contabilidade. A contabilidade, assim, é mais uma maneira de ter controle sobre as finanças para que o patrimônio não seja prejudicado por dívidas ou despesas indevidas. Sendo toda a documentação preparada de forma profissional, facilita a consulta de todos os dados pelos condôminos.
Gestão tributária
Por não produzirem renda e nem prestarem serviços, os condomínios não se enquadram em nenhum modelo de regime tributário. Porém, isso não quer dizer que condomínios não precisam pagar impostos ou lidar com obrigações fiscais. Uma gestão tributária eficiente é uma ferramenta tão eficaz que pode auxiliar no corte de gastos desnecessários capazes de suprir, inclusive, o investimento feito com a contabilidade. Há casos de impostos cobrados mais de uma vez, adquirindo bens que já tinham sido tributados previamente, por exemplo.
Para que seu condomínio não passe por esses tipos de situações é necessária não apenas a regularização fiscal como também a gestão tributária, possibilitando o corte de gastos desnecessários e melhor direcionamento dessa verba de acordo com as necessidades do condomínio.
Otimização orçamentária
A realização de melhorias que podem impactar beneficamente a vida dos condôminos. Na hora de colocar essas mudanças em prática, elas costumam ser lentas, caras e, por isso, muitas vezes postergadas. No entanto, um bom planejamento do destino da verba pode não apenas acelerar o processo como executá-lo de maneira transparente e sem dar dor de cabeça aos moradores.
Um serviço de contabilidade especializado pode ajudar, e muito, o condomínio a enxugar seus gastos por meio de uma previsão realista das consequências financeiras de cada ação, evitando problemas por meses, e até anos.
Assim, quando for decidido em assembleia sobre alguma mudança, todos os votantes terão ciência do que será investido, e quanto aquilo vai tomar de seu orçamento. A consultoria pode ainda trazer buscar alternativas que não pesem tanto no bolso, e que beneficiem todos que residem no local.
Ambiente tranquilo
Qualquer lugar em que haja grande quantidade de pessoas vivendo é propício a desentendimentos e discussões. Uma consultoria especializada ajuda nesta questão também. Ao profissionalizar questões referentes ao condomínio, há mais segurança quanto à manutenção das contas.
Uma vez que o trabalho é realizado de forma transparente, otimizada, segura e controlada, há mais confiança e tranquilidade para todos os envolvidos. Assim, é possível aumentar a gama de assuntos tratados nas assembleias, uma vez que parte da prestação de contas estará nas mãos deum profissional, e a única atividade de responsabilidade do síndico será o repasse de informações. Uma consultoria financeira contábil é capaz de trazer harmonia para o prédio e para as reuniões e garantir tranquilidade e confiança aos moradores.
Melhorias a médio e longo prazo
Da mesma forma que uma má gestão financeira e contábil pode trazer consequências ruins a longo prazo, um gerenciamento profissional, sem o pagamento de multas e criação de dívidas desnecessárias trazem vantagens ao condomínio.
Com o passar do tempo, o impacto positivo de uma prestação de contas feita por um profissional contábil é muito grande, uma vez que traz estabilidade e maiores chances de executar melhorias a todos. Com planejamento e gestão, o condomínio pode planejar reformas e aquisições com calma, pagando em dia, sem comprometer as finanças dos moradores.
É por meio da contabilidade que é possível traçar objetivos, mensurar resultados e avaliar desempenho. Por isso, quando feita por profissionais especialistas pode agregar muito não apenas à saúde financeira do condomínio, mas qualidade de vida a todos que nele residem.
Como posso contratar a contabilidade de condomínio?
Confiabilidade, transparência e segurança são características difíceis de se encontrar atualmente. Contudo, ao contratar um serviço especializado em condomínios o caminho para obter esses benefícios fica bem mais curto. Quanto mais qualificado no segmento, mais benefícios para todos. Então, como encontrar o parceiro certo? A Forcon possui profissionais especializados em contabilidade para condomínios. No mercado desde 2012, temos como objetivo proteger nossos clientes contra as ameaças ao patrimônio, para que eles possam focar em melhorias no ambiente e na qualidade de vidas de todos os seus moradores.
Independente do porte do seu condomínio, atuamos, de maneira personalizada, de acordo com a sua demanda por meio de soluções modernas e práticas. Entre em contato conosco e solicite uma reunião para pensarmos juntos na melhor forma de ajudar o seu condomínio!