LOADING FECHAR

Insatisfeito com o condomínio? Seja o próximo síndico

insatisfeito-com-o-condominio-seja-o-proximo-sindico

Insatisfeito com o condomínio? Seja o próximo síndico

Administrar um condomínio pode ser comparado a gerenciar uma empresa. Assim como um negócio, um condomínio deve ter um responsável por ele, neste caso, o síndico. É ele quem coordena os negócios, defende os interesses e é quem responde civil e criminalmente pelo local.

Da mesma forma que ocorre nas empresas, este profissional deve ter competências, conhecimentos e habilidades específicos para lidar com as atividades da função.

Entre as suas tarefas estão o cumprimento do regimento interno, administrar as finanças, a manutenção das áreas comuns e promover melhorias. Além disso, ele atua como um facilitador da comunicação do condomínio, é a pessoa que será procurada para ajudar seus vizinhos a resolverem seus problemas, é quem zelará pelo patrimônio, entre outras atividades fundamentais da gestão condominial.

Você é morador de um condomínio e quer saber como se tornar um síndico? Sabemos que muitas dúvidas podem surgir, e por isso preparamos este material.

Quais habilidades eu devo ter para me tornar síndico?

É fundamental que o próximo síndico do seu condomínio tenha, para começar, as qualificações necessárias para exercer a função, afinal o objetivo é tornar melhor a vida de todos os moradores. As habilidades necessárias para ser síndico são:

  • Boa comunicação: É imprescindível para se relacionar de forma saudável com moradores e funcionários;
  • Saber lidar com pessoas, gerenciar crises e amenizar conflitos;
  • Paciência para driblar os problemas que surgem na rotina do condomínio;
  • Afinidade com temas de administração, contabilidade, direito, finanças e recursos humanos;
  • Organização para gerenciar tarefas e documentos;
  • Empatia e buscar sempre preservar bem-estar dos condôminos;
  • Interesse em se atualizar e buscar novas formas de facilitar o trabalho e melhorar a vida condominial.

Se você tem interesse em ser o próximo administrador do seu condomínio, continue lendo nosso artigo!

1. Você realmente quer ter mais esta responsabilidade?

Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que esta é a sua decisão. Se pergunte se você corresponde a todos os requisitos pertinentes à função e se estará disposto a dedicar energia e tempo exigidos pela rotina do cargo.

As obrigatoriedades do síndico vão além da mediação de conflitos, zelar pelo espaço e manter a boa convivência entre os moradores. É preciso disponibilidade de tempo, habilidades de gestão e conhecimento. Se você se encaixa nestes itens, com certeza estará habilitado a desempenhar a função e ser o próximo síndico do seu condomínio.

2. Marque presença!

Se você se identificou com a função e tem disposição para exercer a função, a próxima coisa a fazer é marcar presença em todas as reuniões que acontecerem.

Essas ocasiões são perfeitas para se apresentar aos moradores, se tornar conhecido e buscar apoio para a candidatura ao cargo. Por isso, participe ativamente, fazendo perguntas, sugerindo melhorias e dando opiniões para beneficiar o condomínio.

3. De olho no calendário!

Depois de ter comparecido a vários encontros, chegou a hora de você apresentar a sua candidatura a síndico do condomínio. Verifique com a administradora ou com a administração do condomínio quando ocorrerá a assembleia ordinária para eleição do síndico.

As eleições podem ocorrer anualmente ou no máximo com um intervalo de dois anos, isso depende da convenção de cada condomínio, por isso observe o prazo para se candidatar.

4. Dedique-se na hora de elaborar as propostas

Dedique um tempo para propor soluções criativas e relevantes para o seu condomínio. A sua candidatura, assim como a dos outros candidatos, será apresentada na pauta específica de eleição de síndico, momento em que todos se apresentam e dissertam sobre suas propostas para a futura gestão aos condôminos.

Se você leu com atenção a nossa segunda dica, então com certeza tem ciência das principais necessidades do condomínio. Enumere os problemas mais graves e crie maneiras de solucioná-los. É nessa hora que você deverá utilizar todos os meios necessários para mostrar aos moradores de forma clara quais são as suas propostas. Seja objetivo, transparente e faça de tudo para manter a harmonia entre as suas ações e as ações a serem executadas.

5. Estimule os moradores a votar

Enfim chegou o dia da votação, estabelecida em assembleia, que poderá ser aberta ou fechada. É quase impossível que 100% dos moradores estejam presentes no encontro, e devido a isso não há previsão na legislação de quórum qualificado. Normalmente a definição será tomada pelo voto da maioria dos condôminos presentes.

Portanto, além de apresentar os seus projetos aos moradores, incentivá-los a participar da eleição também é de extrema importância.

6. Faça uma administração bem feita

Os vizinhos não se conhecem, o que gera a desconfiança e dificulta a resolução de conflitos, assim por mais que o síndico faça um bom trabalho, se ele não tem uma comunicação transparente, clara e ágil com os moradores terá problemas.

Uma vez que você optou por ser o síndico do seu condomínio, agora é assumir a função e se dedicar para fazer a melhor administração possível. Você entrou em um mundo desconhecido, mais do que isso precisa aprender rápido como funciona a gestão do condomínio. Tem a missão de deixar tudo em ordem, e lidar com as exigências, divergências e necessidades que o condomínio enfrenta.

Assim que assumir, analise o que foi realizado pela atual gestão e identifique o que deve ser mantido, e o que deve ser alterado. Solucione todas as questões pendentes e exerça as funções garantindo uma boa gestão.

Não demore a iniciar suas atividades, dependendo do regulamento a próxima eleição ocorrerá apenas em dois anos, no entanto o tempo passa rápido, fique atento! Além do mais, ao fazer uma boa gestão, as suas chances de reeleição são muito maiores.

Caso você consiga se tornar o síndico do seu condomínio, lembre-se que é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada em contabilidade condominial, como a Forcon. Se o condomínio ainda não possui este serviço, você será o responsável por selecionar a empresa que mais se adeque à sua realidade para garantir transparecia e ações de acordo com a legislação vigente.